Biografia

EAD X Aula Online: Qual a melhor opção?

jul 4, 2021

O ensino presencial é uma das áreas mais afetadas pela pandemia de Covid-19, a quantidade de pessoas em uma sala e a aproximação entre elas impossibilitou a continuação desse modo de ensino no Brasil. 

Para que a educação no país não parasse, instituições começaram a investir em aulas não presenciais. Vários formatos foram inseridos e acabam confundindo alunos e professores acerca de qual o melhor método para aprender: EAD ou Aula Online? 

Neste post vamos te explicar a diferença entre os dois e as suas principais vantagens. Confira a seguir!

O que é EAD?

Essa sigla faz referência a Educação a Distância e por mais que tenha se popularizado no último ano, já é uma modalidade de ensino muito presente nas faculdades brasileiras. 

Ela acontece de maneira digital, portanto o aluno precisa ter algum aparelho tecnológico com acesso a internet. No EAD, alunos e professores não têm contato físico entre si e todo o processo de aprendizado é mediado por alguma plataforma.

As aulas são gravadas e os alunos podem assistir quando for melhor. Na plataforma escolhida pela instituição de ensino também são postadas atividades, como questionários, textos complementares e as avaliações. 

Em alguns casos, não há interação direta com o professor da disciplina. Os estudantes mandam suas dúvidas para os tutores, que recebem orientações dos professores para explicações, gabarito de atividades e provas, além de outras atividades relacionadas. 

O EAD é vantajoso para pessoas que precisam controlar seu próprio tempo e conciliar o estudo com outras atividades. Além disso, o mercado brasileiro dispõe de muitas opções de cursos que são certificados pelo MEC. 

 

Aula Online 

O ensino pautado em aulas online, normalmente, oferece uma carga horária maior e se assemelha com a dinâmica da educação presencial. 

As aulas são transmitidas ao vivo, principalmente por meio de plataformas de reunião online como Google Meet e Zoom. O professor da disciplina faz a transmissão da sua própria casa e todos os estudantes da turma conseguem acompanhar em tempo real. 

Esse formato permite que os estudantes tenham um contato mais próximo com o professor. Os alunos podem fazer perguntas e participar ativamente da aula no momento em que ela acontece. 

Além disso, o professor consegue entender a turma que faz a disciplina e pode adaptar algumas questões para garantir a qualidade do aprendizado. 

 

Qual a melhor opção?

As duas formas de ensino são muito importantes para garantir educação a todos, não só na pandemia. 

Aulas remotas permitem que os estudantes vençam barreiras geográficas e financeiras, já que os cursos são realizados por meio da internet e possuem um custo mais baixo do que os realizados de maneira presencial.

Pela interação direta com o professor, a aula online pode oferecer uma experiência mais completa e personalizada. Além de promover conversas e debates virtuais entre os alunos, que podem aprender uns com os outros. 

Por outro lado, o EAD atende os alunos que não possuem muitos horários disponíveis e precisam adequar a sua rotina. Permitindo que eles também tenham acesso a uma educação de qualidade. 

Sendo assim, a melhor opção é aquela que atende às suas necessidades e que se encaixa melhor no seu estilo de vida!

Como o IMCP trabalha?

O Instituto Multiprofissional em Clínica e Pós-graduação oferece as duas opções para melhor atender todos os alunos. 

As nossas especializações são realizadas em portal próprio, com aulas ao vivo e monitoradas. Também temos uma equipe técnica e pedagógica à disposição dos estudantes para solucionar problemas ou tirar dúvidas. 

Temos diferentes opções de pós-graduação, com professores especialistas e qualificados. Nosso foco é a capacitação técnica de psicoterapeutas!

Queremos ajudar na formação de qualidade de psicólogos e estudantes de psicologia, navegue pelo nosso site e veja todas as opções. 

 

Venha se especializar com o IMCP

Direitos reservados ©️ 2021 IMCP - Instituto Multiprofissional em Clínica